terça-feira, 30 de novembro de 2010

DESVENDANDO A TOMOGRAFIA – parte I

 

Pois é, quase um ano após o acidente ainda com sequelas do mesmo recebi hoje o laudo da tomografia do rosto.

E la vamos nós…

1- Observamos opacidades ovaladas nos recessos inferiores dos seios maxilares por cistos de retençao ou pólipo.

 

Tradutor? Alguem tem um tradutor?

sinusite-2

Como ilustra o desenho, os seios maxilares estao opacos, bem como os recessos, causa: cistos de retenção ou pólipo… ou seja… SINUSITE maxilar!!

2- Complexo de drenagem óstio-meatais pérvios

Melhor seria dizer dificuldade respiratória pelas fossas nasais, chamada de obstrução nasal!!

3- Desvio de septo nasal para a esquerda.

septo

Septo é uma parede que divide duas cavidades. O septo nasal divide o nariz em duas fossas nasais (direita e esquerda), tendo uma porção óssea (1/3) e outra cartilaginosa (2/3). Chamamos de septo desviado aquele que tem um formato anormal, podendo causar problemas na respiração. Dependendo do caso, pode haver dificuldade para respirar pelos dois lados do nariz ou de um só. Isto pode ocasionar respiração bucal com cansaço excessivo e dificuldade para dormir bem, com roncos e babação noturna. Pode também predispor a sinusites, quando a septo obstrui a saída de líquido do seio da face, pode dificultar o esvaziamento do mesmo resultando em sinusite.

4- Esporão osseo voltado para a fossa nasal a direita.

o “esporão” ósseo (presença anormal de osso desviado no septo).

5 comentários:

  1. Depois dessa explicação não precisa mais de tradutor. Estudou direitinho, em? Colocou até ilustração!! haha
    Vai dar tudo certo meu amor!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Juli,

    Eu não costumo fazer pesquisas e entender muito de doença, acho todos os termos complicados. Deixo isso para os médicos. Esse é "meu jeito" de encarar o problema. Faço o exame, levo no médico e pergunto: E ai? O que faço agora?

    Agora, informação é sempre bom, e acho bom que você esteja informada e cuidando de sua saúde. Quero que você fique boa logo! Agora eu pergunto como se fosse ao médico: Quando vai ser a cirúrgia? Quanto tempo ficará no hospital? Ela vai resolver o problem?

    ResponderExcluir
  3. eu tenho renite alérgica. a muito uns anos atráz fiz consulta com uma otorrinorologista, e ela me pediu um raio x . e no resultado ela disse que eu tinha desvio de septo e que talvez poderia fazer cirgurgia,dae ficou nisso, nao dei continuidade ao tratamento, hoje eu continuo com as crises de renite, e dentro do meu nariz lá no interior algo tipo fica espetando meu septo causando irritação. as vezes penso que é até cabelo do nariz, alguem poderia me dizer o que poderia ser:? lucasenna.n@hotmail.com. valeu amgios

    ResponderExcluir
  4. tenho desvio do septo nasal ósseo p esquerda; tenho complexos de drenagem ostio-meatais pérvios; curvatura paradoxal do corneto médio à direita, como variante anatômica com normatização deste correto médio. E aí...sentindo dores lado direito perto do ouvido indo para o pescoço e sobre os olhos acima do nariz...🤭😪😭

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho...